Robótica / Maker

Crianças do terceiro milênio aprendendo competências do terceiro milênio. Desde os 3 anos os alunos podem iniciar as aulas de forma estimulante e fácil. A rotina delas facilita a compreensão de conteúdos, estimula o espírito investigativo, faz com que lidem bem com os desafios e encontrem as devidas soluções para eles. Nossas crianças vibram com a Robótica / Maker, que é uma atividade multidisciplinar.

Autoestima e incentivo

Vocês sabiam que há muitas inteligências adormecidas dentro das crianças e para despertá-las podemos incentivar o protagonismo dos alunos desde pequenos. Como? Dando voz a eles, invertendo a função chave, o que significa que os alunos dão aulas a seus pares! Mudar a dinâmica propicia o desenvolvimento da responsabilidade, do respeito, do interesse dentre outras competências socioemocionais. Alunos ativos assumem uma posição firme em sua educação, são crianças que pensam mais. Autoestima e incentivo são fundamentais para a construção da vida dos pequenos. Assistir às apresentações feitas por eles é sempre gratificante e encanta pelas habilidades que desenvolveram em contato com nosso espa

MUITO ALÉM DO ATO DE COMER !!

MUITO ALÉM DO ATO DE COMER As atitudes aprendidas desde cedo a respeito da alimentação desenvolvem nas crianças valores muitas vezes impensáveis, como os cognitivos, experienciais, afetivos e emocionais. Que tal despertar nos alunos a ideia de que a alimentação é uma cerimônia de convívio humanizado? Que tal deixar os alunos participarem ativamente da colheita e da confecção de determinadas comidas? Perceberem os ritos e seus significados? Percebam a postura e o cuidado com que as crianças colhem, higienizam, determinam os ingredientes e preparam a pizza e o suco; é no mínimo apaixonante, confiram!

Querida Mari...

MARINEUSA PAULINO SANTOS, a Mari, trabalha na Escola desde 1982, portanto há 37 anos. Durante todo esse tempo, dedicou-se a cuidar dos pequenos, principalmente dos que necessitaram de apoio e segurança durante o período de adaptação. Supervisiona os almoços escolares, incentivando as crianças a comerem "colorido", a experimentarem diferentes sabores. Vaidosa, gosta muito de se cuidar, de se enfeitar. Também gosta de música, tanto de cantar como de dançar. Tem uma filha, que foi estudante da Tio Juca, e uma neta linda. Obrigado Mari!

Projeto Corpo e Mente

PROJETO CORPO E MENTE: HARMONIA NECESSÁRIA A sociedade que estimula o acesso contínuo à informação e às novidades faz com que todos nós estejamos sempre "ligados". O excesso de atenção ao novo (nem sempre relevante) tem desencadeado agitação, falta de concentração, agressividade, insônia e outros desacertos na vida dos adultos. E na vida das crianças? Bem, os resultados são bem piores. Agora vamos falar de duas palavras muito importantes para as crianças, que se referem ao Projeto Corpo e Mente: harmonia e sintonia. Camila Yallouz, a mediadora das aulas, aplica as PRÁTICAS LÚDICAS DE CONCENTRAÇÃO E RELAXAMENTO de acordo com teorias mais significativas da neurociência e de preceitos montes

Feliz dia das Mães

(...) Mãe não tem limite, é tempo sem hora, Luz que não apaga, Quando sopra o vento, E a chuva desaba... Mãe, na sua graça, é eternidade(...) Carlos Drummond de Andrade ❤️❤️❤️

O conhecer-se

Será uma aula de Artes? Bem que parece! Ou, na verdade, será aula de Esquema Corporal ? Podemos dizer que é uma pesquisa espontânea que é igual a uma autoconfiguração. É o conhecer-se a partir da incorporação de experiências.

É uma brincadeira? Ou é algo mágico?

Vamos descobrir juntos o que acontece ao colocarmos um ovo em água até que ela ferva. Alunos quais são as hipóteses? E foi assim que aconteceu a aula de conhecimento físico. Grandes descobertas, habilidades desenvolvidas e...vamos lá saborear esse gostoso ovo cozido.

GUSTAVO ROSA: Pintando um mundo melhor.

E não é que os alunos conseguiram captar com sensibilidade a irreverência, a delicadeza, o humor, as formas e os traços do pintor? Autodidata, Gustavo sempre se preocupou que as crianças desenvolvessem, de forma particular e personalizada, seus talentos, sua forma de ver o mundo. E aqui estão os produtos dos alunos. Tanto as crianças como suas obras floresceram depois de uma visita ao Instituto Gustavo Rosa. Vale a pena visitar a Mostra que se encontra no pátio da frente da Escola!

Como escreveu Drummond:

“No meio do caminho tinha uma pedra, Tinha uma pedra no meio do caminho(...) Pedimos licença para uma paródia dizendo: Nunca me esquecerei da pedra que estava no meio do caminho na aula de Ciências! Toquei, percebi a resistência dela, os usos e a importância para as construções e para a natureza! Tinha uma pedra no meio do caminho...

CORES! TEXTURAS! SENSAÇÕES!

No início da vida, as crianças estão imersas no universo das imagens. A exploração de diferentes materiais visa o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da percepção visual, das sensações táteis, enfim, é mais um momento para conhecer o que há no mundo. E assim seguem nossos felizes e realizados exploradores.

"O corpo fala"

Já ouviram a máxima: "O corpo fala"? Estamos preparados para entender as comunicações corporais das crianças? Saber interpretar a comunicação não-verbal? Como os alunos podem explorar o mundo e nele situar-se. Usar o corpo como centro de informações? A resposta está em situações e atividades que contemplem a investigação de possibilidades corporais e motoras. Como o brincar e o movimentar-se são características básicas da infância vamos à prioridade que é o corpo livre para sentir e para avaliar a potencialidade individual. Ao se movimentarem, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades de aprendizagem. Corpo e mente compõem um só organismo.

Projeto RRR - A cultura da sustentabilidade:

Demos continuidade ao projeto REDUZIR - REUTILIZAR - RECICLAR. Antes de chegarmos ao objetivo dos RRR, há etapas importantes a serem desenvolvidas, desde o consumo desenfreado e seus efeitos até a forma de descartar o lixo. Que tal desenvolver nas crianças o hábito de analisar o que vai para o seu prato às refeições? É consumido ou vai parte para o lixo? O nome disso é desperdício. E como se pode programar o que é necessário para satisfazer o apetite? As situações diárias sempre dão oportunidade para a conscientização. Assim sendo, os alunos mostraram o conhecimento já sistematizado ao fazerem o descarte seletivo nas lixeiras que possuem cores indicativas, sugestivas e educativas. Antes

Princípios dedutivos

Vocês imaginam que em uma aula de Ciências os alunos estão aplicando princípios dedutivos? Que estão, por meio de simples experiências,entendendo a lei universal, que destaca regularidade do evento? Pois é pessoal, a TIO JUCA promove o pensamento científico...e muito mais!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram ícone social
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Tio Juca Escola de Ensino Infantil © 2017. Desenvolvido por Alliancee Marketing